Possibilidades de texto e escrita na internet
Os avanços das tecnologias da informação e comunicação modificaram nossos comportamentos. A internet nos possibilita novas formas de escrita e leitura, nos dando novos significados de como construi o conhecimento, posssibilitando a construção coletiva onde o leitor-autor participa do processo de construção dos textos. O texto eletrônico compete com as publicações impressas e parece desestruturar as noções de autor, leitor e editor.(Chartier,1998).Há também maior disseminação dos textos e informações. Segundo Lévy (1996) não é mais o leitor que vai se deslocar diante do texto, mas é o texto que, como um caleidoscópio, vai se dobrar e se desdobrar diferentemente diante de cada leitor.
Os livos impressos são insubistituíveis, mas as possibilidades de produção de texto e escrita na internet são inúmeras e os benefícios desde que bem orientados são muitos. O texto na tela do computador requer mais rapidez e dinamismo, proporcionando acesso a inúmeras bibliotecas e informaões. Ferreiro (2000) aponta que a Internet abre, na escola, a possibilidade para que todos possam escrever e publicar. É importante que a escola acompanhe essas mudanças preparando os alunos para esta realidade de mudanças do texto e da escrita, ensinando-os a raciocinar e a ter senso crítico.
Os textos através do meio digital possuem a inserção de recursos multimídias favorecendo a leitura não-textual e extremamente criativa. A evolução da escrita na internet se dá por diversos fatores, como: a necessidade de comunicar-se com várias pessoas ao mesmo tempo, outra é a praticidade e a agilização do tempo.
CHARTIER, Roger, A aventura do livro: do leitor ao navegador.SãoPaulo:FundaçãoEditora da Unesp,1998.159p., São Paulo, Scipione, 1992,5. Ed.
FERREIRO, E. Cultura escrita e educação. PortoAlegre:Art Med.2000.
LÉVY, Pierre. O que é o Virtual. São Paulo, Editora 34. 1996.
Os avanços das tecnologias da informação e comunicação modificaram nossos comportamentos. A internet nos possibilita novas formas de escrita e leitura, nos dando novos significados de como construi o conhecimento, posssibilitando a construção coletiva onde o leitor-autor participa do processo de construção dos textos. O texto eletrônico compete com as publicações impressas e parece desestruturar as noções de autor, leitor e editor.(Chartier,1998).Há também maior disseminação dos textos e informações. Segundo Lévy (1996) não é mais o leitor que vai se deslocar diante do texto, mas é o texto que, como um caleidoscópio, vai se dobrar e se desdobrar diferentemente diante de cada leitor.
Os livos impressos são insubistituíveis, mas as possibilidades de produção de texto e escrita na internet são inúmeras e os benefícios desde que bem orientados são muitos. O texto na tela do computador requer mais rapidez e dinamismo, proporcionando acesso a inúmeras bibliotecas e informaões. Ferreiro (2000) aponta que a Internet abre, na escola, a possibilidade para que todos possam escrever e publicar. É importante que a escola acompanhe essas mudanças preparando os alunos para esta realidade de mudanças do texto e da escrita, ensinando-os a raciocinar e a ter senso crítico.
Os textos através do meio digital possuem a inserção de recursos multimídias favorecendo a leitura não-textual e extremamente criativa. A evolução da escrita na internet se dá por diversos fatores, como: a necessidade de comunicar-se com várias pessoas ao mesmo tempo, outra é a praticidade e a agilização do tempo.
CHARTIER, Roger, A aventura do livro: do leitor ao navegador.SãoPaulo:FundaçãoEditora da Unesp,1998.159p., São Paulo, Scipione, 1992,5. Ed.
FERREIRO, E. Cultura escrita e educação. PortoAlegre:Art Med.2000.
LÉVY, Pierre. O que é o Virtual. São Paulo, Editora 34. 1996.
Um comentário:
Olá, gostei do seu blog. Ele é muito bom.
Parabéns!
Um abraço
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