sexta-feira, 26 de setembro de 2008

ESTUDANTE DIGITAL

Possibilidades de texto e escrita na internet



Os avanços das tecnologias da informação e comunicação modificaram nossos comportamentos. A internet nos possibilita novas formas de escrita e leitura, nos dando novos significados de como construi o conhecimento, posssibilitando a construção coletiva onde o leitor-autor participa do processo de construção dos textos. O texto eletrônico compete com as publicações impressas e parece desestruturar as noções de autor, leitor e editor.(Chartier,1998).Há também maior disseminação dos textos e informações. Segundo Lévy (1996) não é mais o leitor que vai se deslocar diante do texto, mas é o texto que, como um caleidoscópio, vai se dobrar e se desdobrar diferentemente diante de cada leitor.

Os livos impressos são insubistituíveis, mas as possibilidades de produção de texto e escrita na internet são inúmeras e os benefícios desde que bem orientados são muitos. O texto na tela do computador requer mais rapidez e dinamismo, proporcionando acesso a inúmeras bibliotecas e informaões. Ferreiro (2000) aponta que a Internet abre, na escola, a possibilidade para que todos possam escrever e publicar. É importante que a escola acompanhe essas mudanças preparando os alunos para esta realidade de mudanças do texto e da escrita, ensinando-os a raciocinar e a ter senso crítico.

Os textos através do meio digital possuem a inserção de recursos multimídias favorecendo a leitura não-textual e extremamente criativa. A evolução da escrita na internet se dá por diversos fatores, como: a necessidade de comunicar-se com várias pessoas ao mesmo tempo, outra é a praticidade e a agilização do tempo.

CHARTIER, Roger, A aventura do livro: do leitor ao navegador.SãoPaulo:FundaçãoEditora da Unesp,1998.159p., São Paulo, Scipione, 1992,5. Ed.
FERREIRO, E. Cultura escrita e educação. PortoAlegre:Art Med.2000.
LÉVY, Pierre. O que é o Virtual. São Paulo, Editora 34. 1996.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

O USO DE BLOGS NA EDUCAÇÃO


Cada vez mais educadores vêm percebendo - e valorizando - o potencial pedagógico dos blogs e de outras ferramentas disponíveis na Internet, além dos bons momentos de diversão para alunos e professores que são proporcionadas pelo recurso.Experiências bem-sucedidas não faltam para convencer aqueles que ainda não se renderam aos seus encantos."O blog traz infinitas possibilidades para a educação. Devemos incentivar seu uso, não brecá-lo", argumenta Clausia Mara Muzinatti, professora de informática do Colégio Dante Alighieri, de São Paulo (SP).
Fã do uso dos diários virtuais na educação, Clausia diz que os espaços devem ser um recurso mais explorado pelos professores, por serem de fácil utilização e, principalmente, por falarem a linguagem dos alunos."Os alunos aprovam a idéia e se sentem à vontade com a publicação de seus trabalhos na internet", acrescenta.
Democráticos, os blogs, a exemplo do MSN Spaces, inteiramente gratuito, podem e devem ser utilizados por professores como complemento ao ensino de todas as matérias, do ensino infantil ao superior. Produção de textos, narrativas, poemas, análise de obras literárias, opinião sobre atualidades, relatórios de visitas e excursões de estudos, publicação de fotos, desenhos e vídeos produzidos por alunos - tudo é possível por meio do blog.
Para Jarbas Novelino Barato, professor de Tecnologia Educacional do Senac-SP e autor de diversos livros na área, tudo depende da imaginação do educador na hora de propor as atividades."É um espaço muito interessante, autoral. Os alunos se sentem orgulhosos e querem realizar bons trabalhos, que sejam valorizados pelos outros. Se o professor souber aproveitar, poderá ter ótimos resultados", explica.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Realidade Virtual



Realidade Virtual é o universo artificial produzido pela ultra-estimulação cerebral, gerada por uma combinação de equipamentos (computadores, periféricos, projetores de imagens, sistemas sonoros e softwares), cuja função é envolver e integrar o usuário em um espaço tridimensional, possibilitando este a interagir neste novo ambiente, em tempo real, criando, assim, uma sensação de estar vivendo esta realidade.
O computador é uma ferramenta de apoio ao ensino muito importante e a cada dia vem ganhando mais espaço nos ambientes de aprendizagem, proporcionando aos alunos uma maior qualidade de ensino através dos recursos que este disponibiliza, podendo incorporar diversos elementos da realidade virtual.
Alguns ambientes de realidade virtual já estão sendo utilizados na educação, mas nós precisamos refletir sobre a forma de utilização, para que seja um recurso a mais, disponível para professores e alunos e não uma ferramenta utilizada de forma errônea, creio que o sucesso da utilização da realidade virtual nas escola será a forma que nós professores iremos empregá-la na nossa prática pedagógica junto aos alunos.
A realidade virtual possibilita maior comunicação, expressão, interação e aprendizagem, pois permite que se façam experiências com o conhecimento de forma interativa, possibilitando aos alunos imersão, envolvolvimento e interação, além de propiciar maior motivação aos usuários, permitindo que os alunos desenvolvam seu próprio ritmo de aprendizagem.
Acredito também que os equipamentos de realidades virtual são muito útéis para os portadores de deficiências, integrando-os à sociedade, permitindo que estes realizem atividades de outras formas, com a utilização de luvas especiais, capacetes virtuais, mouse ocular e outros promovendo a acessibilidade.